Nesta sexta-feira, 25 de abril, a Trensurb – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. – comemora 45 anos de fundação e, neste mesmo 2025, celebra também os 40 anos de operação do metrô na Região Metropolitana da capital gaúcha. Criada por meio do Decreto nº 84.640, de 17 de abril de 1980, a Trensurb nasceu como uma subsidiária da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) com a missão de implantar e operar um sistema de transporte ferroviário urbano eficiente, seguro e acessível.
A assembleia geral de constituição da empresa foi realizada em 25 de abril de 1980, presidida pelo então presidente da RFFSA, Carlos Aloysio Weber, e contou com a presença de representantes de diversas instituições do setor de transportes. O primeiro diretor-presidente da Trensurb foi Paulo Muratore.
O início da operação comercial do metrô ocorreu em 4 de março de 1985, dois dias após sua inauguração oficial, com um trecho de 27 km e 15 estações ligando Porto Alegre a Sapucaia do Sul, passando por Canoas e Esteio. Hoje, a linha atinge 43,8 km de extensão, atendendo também São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Segundo o diretor-presidente da empresa, Nazur Garcia, a Trensurb representa mais que um modal de transporte: é um símbolo de integração regional e de compromisso público. “Mesmo no ano da enchente, mantivemos altos índices de satisfação — 85,1% — o que comprova o empenho diário dos nossos colaboradores. A Trensurb é um patrimônio do povo gaúcho”, afirma.
A empresa foi idealizada ainda em 1976, em um contexto de necessidade de aliviar o tráfego intenso da BR-116 e oferecer uma alternativa de mobilidade mais eficiente à população de seis municípios da região metropolitana. Ao longo dos anos, a Trensurb modernizou sua frota, ampliou o número de estações e implementou soluções como o aeromóvel, conectando a linha ao Aeroporto Salgado Filho desde 2013.
Atualmente, a empresa pública reafirma seu papel estratégico no desenvolvimento urbano sustentável, com foco na eficiência energética, responsabilidade social e compromisso com o transporte acessível. Ao longo de quatro décadas de operação, a Trensurb consolidou-se como referência nacional em transporte ferroviário metropolitano.
Curiosidade: Os primeiros trens elétricos da frota, adquiridos do Japão, chegaram em Porto Alegre em 1984.
A linha atende: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Documentos históricos, como o decreto de criação e a ata da assembleia de constituição, estão disponíveis no site oficial da Trensurb.