Moradores do bairro Berto Círio, em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram obrigados a deixar suas casas por determinação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros após um deslizamento de terra comprometer as estruturas das moradias. O deslizamento ocorreu na última sexta-feira (21), resultando na interdição de 21 casas e na destruição de outras oito.
A prefeitura local organizou o acolhimento dos moradores em residências de amigos, parentes e abrigos públicos. "Estamos vivendo um ano catastrófico, para ser esquecido. O que podemos fazer pela nossa população, estamos fazendo. Providenciamos lugares para ficarem enquanto se resolve essa situação e todos foram cadastrados em programas assistenciais dos governos municipal, estadual e federal", declarou o prefeito Rodrigo Battistella (PT).
Segundo o Executivo Municipal, o deslizamento deixou 60 pessoas desabrigadas. A prefeitura atribui os prejuízos às fortes chuvas que atingiram a região, fazendo com que os níveis dos rios dos Sinos e Caí subissem e transbordassem, avançando sobre a cidade. Ao todo, 120 moradias foram destruídas em Nova Santa Rita.