Na próxima segunda-feira (1º), a Trensurb reabrirá a Estação Canoas, expandindo para 14 o número de estações atendidas pela operação emergencial do metrô. A decisão foi tomada após testes realizados por técnicos da empresa nos últimos dias, confirmando a viabilidade da expansão com segurança.
Além disso, a operação do metrô será ampliada para funcionar das 5h às 22h todos os dias, ao invés do horário atual das 6h às 21h. A Trensurb atende cinco municípios da Região Metropolitana, no trecho entre Canoas e Novo Hamburgo, com intervalos de 18 minutos entre as viagens. O terminal de embarque e desembarque dos ônibus da Transcal, que operam o trajeto entre Canoas e Porto Alegre, continuará na Estação Mathias Velho.
Ernani Fagundes, diretor-presidente da Trensurb, afirmou que as equipes estão trabalhando incansavelmente para reconstruir os prejuízos causados pela enchente. "Continuaremos em um esforço constante para operacionalizar as subestações de energia e a manutenção de trilhos e equipamentos severamente danificados, em busca da operação plena."
Os reparos no sistema de bilhetagem estão em fase final de execução, e a cobrança de passagem permanece temporariamente suspensa.