Cultura Expointer 2024
Esferas Coloridas da Expointer Ganham Nova Vida com Parceria entre Tintas Coral e Parque de Exposições Assis Brasil
Esferas icônicas, símbolo da maior feira do agronegócio do Rio Grande do Sul, passam por revitalização em ação que também inclui melhorias em muros e escadarias do parque
03/08/2024 17h00
Por: Redação da Gazeta
Foto: Julia Chagas/Ascom Seapi

As icônicas esferas em verde, vermelho e amarelo, que se tornaram símbolo da Expointer e são facilmente reconhecidas por quem visita o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, estão de volta com uma nova aparência. A parceria entre o Parque e a Tintas Coral trouxe uma revitalização completa para essas estruturas emblemáticas, realçando ainda mais sua importância e beleza.

A revitalização das esferas foi motivada pelo desejo de restaurar e embelezar o parque após os desastres climáticos que afetaram o Rio Grande do Sul recentemente. Christian Garcia, líder de marketing da Tintas Coral, destacou o simbolismo da ação: “Mobilizados pelo espírito de reconstrução, escolhemos realizar a revitalização de alguns pontos do Parque de Exposições Assis Brasil, conhecido por sediar a Expointer, grande símbolo do Estado.”

Carlos Eduardo Santana, diretor de eventos do Parque, ressaltou o impacto positivo da renovação: “Esta revitalização simboliza o comprometimento do setor produtivo com o povo gaúcho, mostrando que em meio a tantos desafios vamos entregar uma Expointer ainda mais vibrante e mais bonita, porque o nosso estado merece.”

Além das esferas, o muro ao redor do parque, com 1.000 metros de comprimento e 2 metros de altura, também recebeu nova pintura. No último sábado (3/8), um mutirão composto por cerca de 70 pessoas, incluindo o pintor Embaixador Leandro Piovesan e outros profissionais afetados pelas enchentes de maio de 2024, trabalhou na revitalização das escadarias da entrada do parque e da Casa do Gaúcho. Foram utilizados mais de 1.200 litros de tinta impermeabilizante para garantir a durabilidade e qualidade do trabalho.

As esferas coloridas têm uma história rica. Originalmente, faziam parte do estande da Alemanha Ocidental na primeira exposição internacional de animais realizada em Esteio, em 1972. Doadas ao governo gaúcho em 1974, ano do sesquicentenário da colonização alemã no Rio Grande do Sul, elas se tornaram um ícone da Expointer e um símbolo da identidade regional.

Com essas melhorias, o Parque de Exposições Assis Brasil está preparado para receber a próxima edição da Expointer com um visual renovado, refletindo a resiliência e o orgulho do povo gaúcho.