Eleições Eleições 2024
Resultados do Primeiro Turno das Eleições 2024 no Vale do Sinos
Veja como foram as votações nas 12 cidades da região, que inclui importantes polos industriais e culturais do Rio Grande do Sul.
07/10/2024 17h22 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação da Gazeta
Foto: Kelly Veronez/GES-Especial

O primeiro turno das eleições 2024 no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, trouxe resultados decisivos para os 12 municípios que compõem a região. Não foi tão grande a mobilização dos eleitores, as cidades enfrentaram disputas acirradas para a escolha de prefeitos e vereadores, com o município de Canoas ainda aguardando definições no segundo turno.

Destaques incluem Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, os maiores centros urbanos da região, onde as disputas para a prefeitura foram intensas. Em Canoas, a eleição seguiu para o segundo turno, com os dois principais candidatos, entre Airton Souza (PL) e o atual prefeito, Jairo Jorge (PSD), em uma diferença apertada de votos. Já em Sapucaia do Sul, o atual prefeito conseguiu garantir a reeleição com uma margem segura de votos.

Outras cidades como Novo Hamburgo e São Lepolodo também registraram eleições competitivas, com candidatos novos desafiando os atuais gestores e trazendo promessas de renovação política. Campo Bom, por outro lado, apresentaram cenários de maior estabilidade, com os prefeitos em exercício recebendo forte apoio popular.

Nas cidades menores, como Sapiranga, Araricá, Dois Irmãos e Ivoti, o processo eleitoral foi marcado por disputas locais, com um maior foco nas questões comunitárias e na busca por soluções para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida.

Além disso, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul destacou o alto nível de organização e a tranquilidade durante o pleito. A participação popular não foi tão expressiva, comparando o mesma porcentagem de eleitores indo as urnas em 2020 com a pandemia de COVID-19.

Agora, a cidade de Canoas que ainda precisa definir o futuro político no segundo turno se preparam para mais uma etapa importante do processo eleitoral. O Vale do Sinos segue como uma região chave para o desenvolvimento do estado, e as eleições de 2024 têm o potencial de influenciar diretamente o futuro das comunidades locais.