A partir da próxima segunda-feira (21), a Trensurb abre as inscrições para o processo seletivo das turmas de 2025 do Programa Estação Educar, desenvolvido em parceria com o Senai-RS. O programa oferece a 40 jovens de famílias de baixa renda a oportunidade de participar de um curso de assistente administrativo com 800 horas-aula, voltado para a aprendizagem profissional.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 2 de novembro, por meio do site da Trensurb, onde também está disponível o edital com todas as informações detalhadas sobre o processo. Entre os requisitos para participar estão: ter no mínimo 14 anos completos na data da contratação e até 24 anos incompletos ao final do curso (sem limite de idade para pessoas com deficiência), estar matriculado no ensino médio, ser de baixa renda e residir em um dos municípios atendidos pela Trensurb (Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo).
O curso, que será realizado na Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, oferece aos jovens uma formação completa nas áreas de rotinas administrativas, organização de documentos, informática básica, atendimento ao cliente, gestão de pessoas, entre outros conteúdos. Além da formação, a Trensurb oferece benefícios como remuneração proporcional ao salário mínimo-hora, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica.
As atividades do Programa Estação Educar buscam promover o desenvolvimento profissional e a inclusão social, oferecendo uma chance importante para jovens ingressarem no mercado de trabalho com qualificação e suporte.