Nesta segunda-feira (21/10), fiscais estaduais agropecuários do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi (DDA/Seapi) participaram do treinamento de especialização em policiamento ambiental voltado para 24 sargentos da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram). O curso, realizado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, é uma iniciativa da Brigada Militar para aprimorar a formação dos comandantes de patrulhas ambientais do Comando Ambiental.
A capacitação, com carga horária de 360 horas/aula, abrange temas relacionados à proteção ambiental e combate a crimes contra a fauna, como caça ilegal e abigeato. Grazziane Maciel Rigon, chefe substituta da Divisão de Defesa Sanitária Animal, destacou a relevância dessa interface entre Seapi e Brigada Militar: “A interface com a Seapi é de vital importância para o bom andamento dos trabalhos operacionais do Comando Ambiental”.
Durante o treinamento, as médicas veterinárias Grazziane Rigon, Gabriela Cavagni e Alessandra Krein abordaram a defesa sanitária animal, seus objetivos e a relação com a saúde única. Elas apresentaram os principais programas de vigilância sanitária, destacando doenças que exigem notificação, como a influenza aviária, e explicaram o papel da Patram no apoio às fiscalizações.
A cooperação entre as entidades é fundamental para a segurança sanitária animal e a preservação ambiental no estado, fortalecendo a saúde pública e o combate a crimes contra a fauna.
Mín. 17° Máx. 24°
Mín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 27°
Tempo nublado