Cultura Literatura no Trens
Trensurb retoma projeto Livros Livres em comemoração ao Dia Nacional do Livro
Ação marca reinício do projeto Livros Livres, que distribui exemplares nos trens, incentivando a leitura entre passageiros
25/10/2024 07h34 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação da Gazeta
Foto: Juliano Lannes/Trensurb

Na próxima terça-feira (29), Dia Nacional do Livro, a Trensurb celebrará a data com uma ação especial do projeto Livros Livres, promovido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos. A partir das 14h, dezenas de livros serão deixados nos assentos de trens que partem da Estação Novo Hamburgo. Cada exemplar contará com marcadores de página que apresentam a iniciativa e o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca do metrô. A proposta é que os passageiros encontrem os livros, leiam e, ao terminarem, repassem a outros leitores.

A atividade marca a retomada do projeto, suspenso após as enchentes de maio deste ano. Com a iniciativa, a Trensurb busca não só incentivar a leitura, mas também divulgar os serviços gratuitos oferecidos pela biblioteca, que conta com mais de 13 mil exemplares e 8 mil associados.

O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, criado em 2008, possui unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo. No entanto, a unidade Mercado permanece fechada devido aos danos causados pelas enchentes. Em Novo Hamburgo, o atendimento ocorre das 14h às 18h, em dias úteis. Para se associar e acessar o acervo, basta comparecer à unidade e apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

O projeto Livros Livres foi lançado pela primeira vez em 2015 e reformulado em 2018, em parceria com o Banco de Livros, vinculado à Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Inicialmente, os livros eram deixados em caixas em algumas estações, permitindo que os passageiros também contribuíssem com suas próprias doações. Desde 2019, o projeto passou a adotar o formato atual, com a distribuição dos livros no interior dos trens.