Dois Irmãos inicia Escola de Trânsito 2026 com ações educativas para estudantes

Projeto “Minha Primeira Carteira de Habilitação” vai atender cerca de 400 alunos ao longo do ano



O Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich recebeu, na tarde desta terça-feira (12), a abertura oficial da Escola de Trânsito de Dois Irmãos 2026 e da campanha Maio Amarelo. A iniciativa marca o início das atividades do projeto “Minha Primeira Carteira de Habilitação”, voltado à educação e conscientização no trânsito para estudantes do município.

Ao longo do ano, cerca de 400 alunos dos segundos anos das redes municipal, estadual e particular participarão das atividades, que combinam aulas teóricas nas escolas com experiências práticas em um circuito educativo montado no complexo esportivo.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes da área da educação, segurança e trânsito, além de integrantes da Brigada Militar, CONSEPRO e Centro de Formação de Condutores (CFC). Também participaram professores e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Sperb.

Durante a atividade, as crianças puderam conduzir minicarros e bicicletas em um circuito que reproduz ruas e avenidas da cidade de Dois Irmãos. O espaço conta com faixas de pedestres, cruzamentos, rotatórias, placas de sinalização e semáforos, simulando situações reais do trânsito urbano.

Nas dinâmicas, os estudantes se revezam entre motorista e passageiro, aprendendo de forma prática sobre regras de circulação, uso do cinto de segurança, respeito à sinalização e atitudes responsáveis no trânsito.

O vice-prefeito Juarez Stein destacou a importância da educação preventiva desde a infância.

“Quando ensinamos nossas crianças desde cedo sobre respeito, responsabilidade e cuidado no trânsito, estamos formando cidadãos mais conscientes para o futuro”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Denise Maria Maldaner, ressaltou que o aprendizado prático contribui para tornar o ensino mais significativo para os alunos.

“A Escola de Trânsito proporciona experiências educativas importantes, desenvolvendo consciência, responsabilidade e cidadania desde os primeiros anos escolares”, declarou.

A campanha Maio Amarelo é realizada anualmente em todo o país com o objetivo de promover a conscientização sobre segurança no trânsito e incentivar atitudes responsáveis para a redução de acidentes.

Comentários

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nós reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário