A Secretaria Municipal de Educação de Dois Irmãos (SMEDI) deu início, nesta quarta-feira (13), aos preparativos para a Feira do Livro 2026. A reunião realizada pela pasta reuniu integrantes do Comitê LIES, equipe pedagógica e representantes das escolas municipais para alinhar os primeiros encaminhamentos da próxima edição do evento literário.
O encontro contou com a participação da secretária municipal de Educação, Denise Maria Maldaner, que apresentou o tema gerador da edição deste ano: “Educação que conecta, valores que fortalecem e transformam”.
Segundo a secretária, o tema irá orientar toda a programação da Feira do Livro, que busca estimular o incentivo à leitura e fortalecer experiências culturais e educativas entre estudantes e comunidade escolar.
A Feira do Livro de Dois Irmãos será realizada entre os dias 17 e 23 de agosto. Durante a semana, as atividades ocorrerão nas escolas do município, enquanto a programação principal acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na Praça do Imigrante.
Entre os objetivos do evento estão o estímulo ao hábito da leitura, o contato direto dos estudantes com autores convidados e a promoção de espaços de troca cultural e aprendizado.
Durante a reunião, também foram apresentados os escritores que participarão da edição 2026. Na Educação Infantil, os convidados serão Fê, Lucia Reis, Ana Terra e Cassia Leslie.
Nos Anos Iniciais, participarão Elaine Cavion, Leo Cunha, Carmem Lucia Campos, Tino Freitas e Dilvia Ludvichack.
Já para os Anos Finais, os estudantes terão contato com Leo Cunha, Tino Freitas e Marcelo Duarte.
Um dos pontos destacados durante o encontro foi a importância de que os estudantes tenham contato prévio com as obras dos autores convidados antes da realização da feira, permitindo maior interação e aproveitamento durante as atividades e rodas de conversa.
Representantes do Comitê LIES também compartilharam experiências sobre a trajetória da Feira do Livro em Dois Irmãos, destacando o crescimento do evento ao longo dos anos e iniciativas voltadas à preservação da memória da feira, como as ações desenvolvidas na Casa do Conto.
Outro tema debatido foi a comercialização de livros durante o evento, incluindo os critérios para escolha dos livreiros participantes, o funcionamento do vale-livro e as regras previstas na legislação municipal sobre o benefício.
O encontro marcou oficialmente o início da mobilização para mais uma edição da Feira do Livro, que busca fortalecer o vínculo dos estudantes com a literatura e ampliar o acesso à cultura no município.





Comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nós reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Seja o primeiro a comentar!